Boas Vindas

Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com
Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com
starsMensagens para Orkut - Boas Vindas
//www.mensagensmagicas.com.br/" title="Mensagens para Orkut">starsMensagens para Orkut - Boas Vindas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Plano de aula
TEMA DA AULA: O uso do gênero literário Crônica no cotidiano escolar
Modalidade. Componente Curricular Tema
Ensino fundamental final Língua Portuguesa Crônica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer o gênero crônica e suas características, ampliar o vocabulário, desenvolver a oralidade o hábito da leitura e produção textual.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Através de uma roda de conversa, apresenta aos alunos o gênero crônica e as diversas atividades que serão desenvolvidas durante as aulas.
Estratégias e recursos da aula
Atividades
1ª aula – Apresente à classe uma lista com as características da crônica:
• é publicada geralmente em jornais ou revistas;
• relata de forma artística e pessoal fatos colhidos no noticiário jornalístico e no cotidiano;
• consiste em um texto curto e leve, que tem por objetivo divertir e/ou fazer refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos;
• pode apresentar elementos básicos da narrativa - fatos, tempo, personagens e lugar – com tempo e espaço não limitados;
• o narrador pode ser observador ou se constituir em personagem;
• emprega a variedade informal da língua;
• pode apresentar discurso direto, indireto e indireto livre.
Passe o vídeo do cronista Moacir Scliar. http://www.youtube.com/watch?v=jQVvKZQ9jOo&feature=related
Comente que os cronistas expõem seus ponto de vista, seus comentários e deduções, suas ironias e interpretações a respeito de fatos (notícias ou dia-a-dia pessoal). Ele não tem, no entanto, por finalidade apenas a informação, mas sua universalização para que as pessoas aprendam alguma coisa com o que é, aparentemente, corriqueiro. Por isso, Lya Luft diz que esse é o melhor gênero para trabalhar em sala de aula.

Lendo alguns trechos de crônicas extraídas de jornais e revistas, mostre que os cronistas transformam o cotidiano em literatura, Depois disso, faça uma leitura coletiva do texto cobrança de Moacir Scliar, ressaltando algumas características citadas anteriormente. Complete mostrando que a crônica nem sempre apresenta uma narrativa. , ela pode comentar, analisar, descrever, sugerir, exemplificar, de maneira leve e curta, o cotidiano. .

2ª aula – De acordo com a disponibilidade da escola, leve os alunos à sala de informática e peça que, em pequenos grupos, pesquisem os autores citados em VEJA e alguns outros que o professor pode sugerir (de preferência, autores locais). Os jovens devem procurar uma crônica que fale sobre um tema que eles considerem interessante. Esta busca pode ser feita também em livros de Literatura, na biblioteca, ou em jornais e revistas.

Depois da escolha feita, eles devem identificar as características gerais da crônica escolhida para apresentar aos colegas, por meio de leitura e comentários. Para não ficar muito longo, pode-se pedir que cada grupo identifique uma das características, lendo apenas o trecho referente a ela. Podem ser lidas por inteiro àquelas que despertarem maior envolvimento da turma.

Vá destacando, durante as apresentações, a importância da coesão no desenvolvimento deste tipo de narrativa breve. As idéias e os fatos devem ser muito bem “costurados” para que o texto atinja seu objetivo.

Finalmente, para a aula seguinte, encomende a produção individual de uma crônica com tema livre, usando os textos pesquisados como referência.

3ª aula – Cada um lê e comenta sua crônica, explicando por que escolheu aquele assunto. Vale a pena fazer uma rápida avaliação oral coletiva. Pode levar umas duas aulas, mas você poderá ver o crescimento do interesse em ler as próprias produções e confirmar, que as crônicas são um ótimo instrumento a ser usado para estimular a leitura e a escrita. Dê um tempo para a exposição de opiniões e um breve debate sobre a tese do autor. Sugerir aos alunos a criar um blog da turma e postarem as melhores produções textuais feitas durante ano letivo.
Recursos Complementares
Você pode também, fazer um projeto para um mês ou mesmo um bimestre. De qualquer forma, vale à pena fazer uma sessão do filme Crônica de uma Morte Anunciada – baseado no clássico de Gabriel Garcia Márquez e indicar a leitura da coletânea crônicas sugerida para olimpíadas de Língua Portuguesa.

Outra atividade complementar que pode servir de conclusão é a transposição dos textos produzidos para o teatro ou mesmo para filmes de curta metragem – filmados com telefones celulares. É uma boa maneira de deixar bem claro que a crônica representa o cotidiano.
Avaliação
Verificar as habilidades e competência adquiridos pelos alunos durante as aulas as quais são observadas através das produções textuais e atividades desenvolvidas em sala..
Fonte: Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário